Precisamos falar sobre o suicídio
Estamos na metade o mês de setembro e é claro que eu não poderia deixar de falar na campanha Setembro Amarelo. Essa companha foi criada aqui no Brasil no ano de 2013 pelo Presidente da ABP (associação Brasileira de Psiquiatria) em parceria com o CFM (Conselho Federal de medicina).
No dia 10 passado foi o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e aqui no Brasil transformamos o mês de setembro como o Mês inteiro de Prevenção do Suicídio. Esclarecendo e informando para realmente acabar com o estigma e os mitos que existem sobre o tema.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. De acordo com esta pesquisa, entre 25% e 60% das pessoas com transtorno bipolar tentarão suicídio pelo menos uma vez na vida e entre 4% e 19% completarão o suicídio.
São números muito tristes, mas que revelam uma realidade que a sociedade finge que não vê. Por isso nós, portadores do Transtorno Bipolar, precisamos que você divulgue e fale sobre essa campanha para todos que conhece, pois poderá estar salvando uma vida.
Aqui você encontra o link do site oficial da campanha. https://www.setembroamarelo.com/